Actividade Animais da Floresta #1

Depois de D. já ter aprendido e reaprendido os Animais da Quinta, Animais da Savana, Animais Marítimos, Dinossauros, Aves e Insectos (por esta ordem, de acordo com a sua curiosidade e interesse), chegou a vez dos Animais da Floresta.

Enquanto que nos outros fui encontrando aqui e ali miniaturas com fartura, neste caso a coisa mudou um pouco de figura e lá tivemos de apostar na Schleich, e não estou mesmo nada arrependida! São lindos!!! Imensamente cheios de pormenor, parecem reais! D. delirou! Brinca e brinca e brinca com eles que é uma delícia de se ver 🙂

D. encontra-se numa fase de grande explosão da linguagem e noto já que o seu vocabulário cresce imensas palavras dum dia para o outro. Então, estou mesmo decidida a alimentar este crescimento com livros, histórias, cartões de vocabulário e actividades que o possam ajudar e satisfazer 🙂

A actividade foi esta:

Por trás, o cenário da floresta, e 9 cartões com as imagens dos animais. Estava com receio que fosse informação a mais para ele, mas ele revelou já conseguir associar animais a fotografias reais com uma perna às costas 🙂 
Ao mesmo tempo que ele associava, dizíamos o nome dos animais e ele repetia os que não conhecia. Depois, contei-lhe uma pequena história sobre os que ele revelou mais curiosidade:
Este é o ouriço-cacheiro 🙂
O seu corpo está coberto de espinhos para se proteger doutros animais.
Ele é pequeno e tem 4 patas.
É um mamífero.
Este é o esquilo 🙂
Ele é pequeno também, e gosta muito de comer bolotas e outros frutos.
Tem uma cauda comprida e fofa.
Tem quatro patas e muitas vezes coloca-se apoiado em duas.
No fundo não são histórias, são pequenas descrições, algo que vou gerindo conforme a sua curiosidade e capacidade de concentração dele em ouvir. A mana bebé acompanha as actividades sempre por perto, e embora seja bebé, com a sua mente absorvente sei que está a aprender muito 🙂 Não dá como evitar, um 2º irmão vai sempre crescer seguindo o 1º e levando com a mesma informação que este, e está tudo bem 🙂 <3
Tenho lido a D. muitos livros, mas senti que estava na altura certa para começar a associar também estas histórias orais sobre os animais para trabalhar a capacidade auditiva e a concentração apenas com a informação oral. Tão importante, não é? Ao praticar-se apenas a história oral, sem grandes imagens, trabalha-se muito a concentração e a imaginação, no sentido em que a criança, sem o apoio das imagens dos livros a que está acostumado, vai apenas poder recorrer daquilo que já sabe, da sua memória 🙂 Tem sido muito interessante, este processo, e ele tem demonstrado que está mais que preparado para isso 🙂 <3
Ao mesmo tempo, e nestas descrições, utilizei adjectivos que vão se encontro com aprendizagens particulares que ele tem feito: Pequeno – médio – grande; números; comprido – curto… 😉
Ah, estes cartões maravilhosos foram tirados daqui:
<3 <3 <3

Leave a Comment