Já é sabido que o moço, cá em casa, sempre teve fascínio por ovos. Este post fala um pouco sobre como começou, mas acima de tudo, na verdade, tudo começou com as galinhas do nosso vizinho. Nós damos os nossos restos a elas, e inevitavelmente o pequeno apercebeu-se das fases diferentes das vidas delas, sendo que a mais marcante é sem dúvida, na Primavera, o choco dos ovos.
Bem, depois de passarmos semanas inteiras a comer ovos cozidos e fritos e omoletas e bolos e mais uma ou outra receita com ovos (tudo feito por e com ele), achei por bem não alimentar muito mais esta (doce) tara por ovos, e aos poucos ela foi regredindo/alternando para outros interesses. No entanto, volta e meia (no aniversário) lá lhe comprei uns livrinhos sobre ovos e realmente constatei que o moço gosta de ovos, pronto! Lol!
Conclusão: quando a Flying Teapot abriu e nos mostrou estas belezas de animais e outros que tais da Papo e Schleich, conclui que ia ter de alimentar mais esta paixão por ovos, desta vez com estes ninhos de avestruz e crocodilo da Schleich e este pinguim e cegonha com crias 🙂 Voltei a ir buscar outros livros e jogos que ele já conheceu antes, fui buscar ainda o ciclo de vida do sapo da Safari Ltd e, plim, lá veio de novo o enooooorme fascínio! É incrível como ele achas aves e insetos e ovos algo absolutamente fascinante!
Ah, algo fascinante destes ninhos é que os ovos abrem e pode-se colocar e tirar a cria deles e fechá-los, reproduzindo as vezes que quisermos o nascimento deles. Escusado dizer que isso tem sido uma das grandes delícias do moço! Que forma mais gira de brincar e aprender <3 <3 <3

Lá quis ver de novo o livro Whose egg?, e desta vez acompanhamos com miniaturas <3

Aproveitamos e fizemos umas contagens: introduzi o conceito de número ordinal, dizendo de acordo com o seu lugar de aparência no livro e na fila.

Aqui são os puzzles de insetos, ave e batráquio, que são acompanhados pelos respectivos ciclos de vida e cartões para associar. Em tempos já andamos a explorar estes ciclos:

Hoje adicionamos os cartões de associação (que na altura ainda não tinha prontos! 😛 lol!)
Estas miniaturas dos ciclos são da marca Safari e quem vende é a Ana Sousa da Speech in Love.
Entretanto, a nossa mesa de ciências/fogão de brincar do IKEA estava a tornar-se uma mesa da Paz: as novas plantas, a kalimba que foi lá parar, os ímans naquelas flores de latão… Porque não passar mm a ser a nova mesa da Paz? Este livro veio dar-lhe sentido 🙂
Este livro não é bem Montessori, mas é muito friendly, também compramos na Flying Teapot, e é lindo demais! É uma parceria da Edicare, Amnistia Internacional e Yoko Ono, com o poema de Jonh Lennon Imagine, um verdadeiro hino à Paz Mundial! <3 Ficou na que é, por agora, uma Mesa da Paz provisória, embora estejamos a ficar fãs dela assim 😛 lol!
E continuamos com a Geografia, ele tem adorado associar os animais da Pochette Montessori dos Animais dos Continentes, as imagens desenhadas finalmente começam a seduzi-lo mais que fotos 😉 Mas deixem-me referir mais duas preciosidades da Teapot: o livro “Bem-vindo ao nosso Mundo“, que está uma delícia, e a figura do Inuit e da Mãe Índia! 🙂 O meu filhote delirou com o facto dela levar o bebé às costas! A figura é realmente linda! Sou mt grata à Cláudia Faria da Flying Teapot por esta bela descoberta 🙂

Um abraço,
Ana

Leave a Comment