Viver no campo tem destes encontros 🙂

Então, claro que vamos aproveitar e saber mais sobre estes bichinhos 🙂 Curiosamente, coincidência ou não, tinha encomendado esta semana este livro sobre o sapo da coleção Mês Premieres Decouvertes (da qual somos absolutamente fãs, absolutamente rendidos! Tem todos os temas que possam apaixonar crianças destas idades, imagens maravilhosas e todos cá em casa aprendemos com eles! 🙂 Eu incluída!!! 🙂 <3 Isto veio em seguimento do tema dos ovos da última estante aqui!

Entretanto, também mudamos de casa. Pois é!!! Vida de professora é isto: criança de 3 anos, desde que nasceu, já vai na 4a casa . Esperemos que desta vez fiquemos mais tempo :p 
E para não mexer muito mais com hábitos e rotinas, tentamos manter tudo ao mesmo estilo que dantes, assim como alguns dos temas:

E aqui está ele a explorar e a fazer imenso jogo simbólico com elas! 🙂 
Com aquele cartaz cheio de bonequinhos, que vinha no kit de trabalhos manuais de outono do LIDL (do qual fiquei fã, porque traz instruções de como fazer – aquele origami ali em cima é de lá 😉 ). usamos para fazer um I SPY de já alguns sons iniciais de Consciência Fonológica! Ele ainda está a começar a interessar-se por isso, mas com estes bonequinhos tem sido muito giro 🙂
Então, e como se faz esse jogo do I SPY, tão tradicional em Montessori?
Joguem comigo também 🙂
Então, eu vejo, eu vejo um animal que começa pelo som rrrrrrr….
“RAPOSA!”
Boa, é mesmo a rrrrrrrraposa!!! 🙂
E se ele se engana? Não faz mal, e não o corrijo. Em Montessori não se corrige nunca. O erro é um aliado da aprendizagem. Neste caso específico, eu, adulto preparado, fico logo com a ideia de que, logo que possa e ele demonstre interesse, poderei voltar a fazer o jogo de associação de objetos a sons (letras iniciais). Ou posso até dizer, depois de um:
Eu vejo, eu vejo uma planta que começar peço som áááááá!!!
“ÀRVORE!”
Isso, árvore, que está mesmo aqui em cima da rrrrrrraposa! 😉 
Perceberam como podemos dar a volta sem danificar a auto-estima e auto-confiança da criança? Claro que isto, nem sempre, nem nunca 😉 Porque eles começam a aperceber-se mais tarde, lol 🙂 Mas nestas idades pode ser assim, de vez em quando 😉
Vamos ver como corre a semana! Continuamos também com o tema do outono, tema transversal e sempre presente (como podem ver na estante 🙂 Agora só nos falta enfiarmo-nos numa floresta mesmo, para trazer mais folhas e pinhas e outros tesouros, e irmos à procura de pegadas! Já temos um kit pronto para tal 🙂 
Entretanto, fomos fazendo esta atividade com folhas e aguarelas. Que lindo efeito 🙂

Um abraço 🙂
Ana
<3 <3 <3

Leave a Comment