Dinossauros (e finalmente uma solução para os dois)

Andava às voltas a dar em meio doida com o facto de que, desde que a mana finalmente começou a andar (e depois foi um saltinho até correr, trepar, e por consequência mexer em tudo e criar o caos).

Até que finalmente arranjei tempo para adaptar o quarto dele, e as mudanças fizeram-se rapidamente notar. Desde então, ele sabe que tem as suas atividades e as suas coisas protegidas dos deditos curiosos e destruidores da mana pequenina!




Na sala ficaram as coisas de ambos e as coisas dela. Por uma pechincha encontrei aquela estante numa loja de produtos em 2ª mão, e foi uma excelente ideia. Assim, nas prateleiras de baixo, ela encontra apenas os seus materiais e brinquedos, ficando a de cima de tudo reservada para o irmão.

Hoje deixo-vos as atividades preparadas sobre Dinossauros, uma grande paixão do garoto!

O dinossauro foi pintado por ele e pela mana. Foi uma excelente forma de motivar o seu interesse e  envolvimento nestas atividades, algo a que ele já estava desacostumado devido às interferências constantes da mana. Gosto quando eles fazem coisas em conjunto, mas realmente, por alguma razão Maria Montessori dividiu os ambientes da Casa das Crianças do 0-3 anos e 3-6 anos: nota-se bem as diferenças entre ambos!


O objetivo é claro: associar quantidade de molas ao número.
Entretanto, uma brincadeira de que ele já tinha muitas saudades: associar figuras a cartões! Desta vez trabalhamos com mais intensidade o nome destes principais dinossauros, e a curiosidade dele pelos mesmos é muito superior à revelada em atividades anteriores 🙂

Ele gostou de perceber que o estegossauro era parecido com o seu feito hoje 🙂

Ele tem andado numa fase super forte de recorte com a tesoura, tanto que até cabelo já cortou. Uma forma de os redirecionar para algo mais “construtivo” quando estes períodos super intensos surgem (e que não devem ser proibidos, antes alimentados, mas direcionados para algo mais adequado) é levá-lo a recortar coisas bonitas, que lhe chamem a atenção. Tendo já encontrado atividades de recorte semelhantes no blog “Living Montessori Now”, decidi criar para ele estas tirinhas para recortar!
Já agora, para miúdos mais velhos e no mesmo tema, o blog “Every star is diferente” tem estes materiais espetaculares e super completos: Dinossauros

Correu super bem! 🙂 O moço ficou ali até ao fim, imerso naquele estado de concentração que já quase não me lembrava de o ver!

E para terminar o Ciclo, fizemos uma colagem:
O engraçado foi o facto da mana já não se ter contido mais e veio tentar fazer igual. Mas rapidamente mudou o foco para o seu grande interesse do momento: enroscar tampas! Tenho de me lembrar de lhe colocar uma atividade dessas na estante em breve!

No final, estes materiais e brinquedos voltaram para o quarto. Desta forma, conseguimos evitar finalmente stresses entre eles ou porque ela pega num brinquedo dele, ou porque destruía algum trabalho…
Está a correr muito melhor! Estamos contentes 🙂
Até breve!

0 Thoughts to “Dinossauros (e finalmente uma solução para os dois)”

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Leave a Comment