Esta semana, ao fim de muuuuuiiitoooo tempo sem que ele demonstrasse interesse nos seus animais da savana, finalmente voltou a falar dos mesmos! Preparei logo uma estante com o tema e mais uns cartões giros que encontrei recentemente (os links dos mesmos aparecem junto às fotos 😉 ) e aproveitamos o bom tempo para trazer tudo cá para fora! É tão bom aprender ao ar-livre!

Voltamos a associar miniaturas a imagens com este cartão de África daqui, lembram-se?

Ele anda numa fase em que adora sombras! Logo, estes cartões daqui que associam animais e sombras no seu ambiente foram uma excelente descoberta! 🙂

A pequenina tem vindo a receber apresentações de associação cartão-miniatura de há umas semanas para cá, e continuamos. Estes cartões estão aqui.

Entretanto foi-se buscar o globo e cantamos de novo a canção dos continentes daqui, com a letra em português, claro! (tradução literal)

Umas das coisas giras que ouvi quando fiz o curso de Assistente Montessori é que é muito comum uma criança, após uma apresentação de algo novo, muitas vezes sentir necessidade de ir como que “absorver” o que aprendeu fazendo uma atividade de Vida Prática (tal como nós, muitas vezes, damos por nós a matutar em algo enquanto fazemos alguma atividade doméstica de modo automático).

Na formação, a guia e formadora Guadalupe Borbolla deu como exemplo a criança ir passar a ferro após aprender algo de matemática. Aqui, o meu filhote “fugia” para a atividade de transferência de água da irmã de quando a quando e ali ficava momentos super concentrado!

Entretanto, e como estava na estante, uma das histórias mais lidas esta semana foi “A surpresa de Handa” 🙂 Aqui fizemos associação de miniaturas conforme os animais apareciam na história, ajudando à noção de sequência 😉

Por fim, esta atividade surgiu muito espontaneamente com as sombras que iam aparecendo na atividade anterior. Não que ele tenha feito muito, pois ainda acha difícil tudo o que implica minucia, mas tentou e foi muito bom! 🙂

A estante tem estado assim:

Estes cartões belíssimos de felinos são daqui 🙂 <3
Boas atividades 😉 <3
Ana

Leave a Comment