Ervas aromáticas – sensorial e linguagem

Quando se tem os pequenos a cuidar de plantas no jardim ou horta, é inevitável que eles queiram saber mais sobre essas plantas que cuidam.
E quando eles tb cozinham e participam ativamente na cozinha, descascando e ajudando os pais a cozinhar, usando ervas aromáticas, a curiosidade aumenta.
Pois bem, hoje foi o dia em que reforcei o meu entendimento de porque é que os cartões de imagens são tão bons: eles isolam os nomes das coisas e ajudam a um entendimento melhor do seu nome e das suas características.
Dado que o meu biscoito já está a entrar na fase do interesse pelos sons das palavras, tb aproveitamos para trabalhar a consciência fonológica das mesmas, hoje com sílabas.
E aqui apenas copiei integralmente a atividade da minha querida Sylvia Sousa, do Mindful Montessori Portugal, que nos dá sempre excelentes atividades acompanhadas de conhecimento Montessori <3 Sou-lhe muito grata por variadíssimas razões, uma delas por haver alguém como ela a espalhar Montessori por Portugal nas formações que faz para as famílias e por preços mais acessíveis à maioria de nós. Antes deste trabalho fantástico dela era difícil conseguir fazer formação, mas ela ajudou muito à mudança. Reconhecendo esta pedagogia como a melhor, mais organizada e mais respeituosa da criança, baseada em observação científica e ética das mesmas por uma mulher brilhante como Maria Montessori, observações agora confirmadas como corretas e reforçadas por vários estudos das neurociências, só lhe podemos agradecer! Grata, Sylvia, por toda a partilha de conhecimento e pelo apoio incondicional sempre que precisei <3
Então vá, em que consiste a atividade?
Observar os cartões, descobrir quais as plantas reais que lá estão representadas e colocar ao lado ou em cima as mesmas. Ir nomeando enquanto o fazemos. Estes cartões estão aqui para download grátis. Aproveito para chamar a atenção para este blog francês cheio de maravilhosos recursos de impressão gratuita 🙂
Cheirar essas plantas 🙂

Continuar a fazer as associações:

E a partir daí explorar a gosto!

No final, conversamos um pouco mais sobre a horta e estas nossas plantas, e uma pequena revisão dos nomes:
E perguntam vocês: e ele sabia-os todos? Alguns sim, outros não. Daí que esta atividade vai ser deixada no exterior na zona onde temos as ervas aromáticas, para ele poder rever à vontade. O que normalmente acontece connosco é que, através de brincadeira e jogo simbólico, ele acaba por repetir os nomes e consolidar a linguagem. Por vezes vem com um cartão perguntar como se chama. 
E também repetimos as atividades de apresentação várias vezes! Eu aqui no blog normalmente coloco as fotos das apresentações, mas todas as atividades entram para a rotação de brinquedos/estantes/atividades e vão-se repetindo ao longo do tempo e conforme interesse.
Porque a criança aprende pela repetição, sendo que esta não deve nem precisa de ser forçada. Em Montessori o ambiente preparado vai alimentar e permitir essa repetição sempre que for necessária 🙂

Pequeno PS- nas escola fizemos bees wraps com tecido de algodão e cera de abelha (um dia publico como se faz! 😉 ) A intenção é diminuir o uso da película de plástico em casa. Aqui usamos para a nossa salsa, que vai para o frigorífico <3

<3

Leave a Comment