E tudo o que daqui possa vir pelas questões e curiosidades de cada criança.
Esta semana que passou teve este momento assim, que ficou no chão mais 4 dias até ser arrumado nas estantes.
Os pequenos foram ver, tocaram, tiraram, voltaram a pôr, sentaram-se em volta com outros jogos e materiais…
O Outono é maravilhoso e aprender assim torna tudo muito mais interessante 🙂
Aqui temos conteúdos do 1o ano – Outono, noção de passar do tempo (fiz logo a relação aos aniversários Montessori e às suas idades e voltas que o nosso planeta já deu à volta do sol desde que eles nasceram – adoraram 🙂 ), observação dos estados climáticos, cores do Outono, seus frutos…; conteúdos do 2o ano – o ano, os meses do ano, o calendário, o número de dias de cada mês, porque fevereiro tem 29 dias de 4 em 4 anos, as estações…; Conteúdos do 3o ano – Rotação e Translação da Terra, calendário… Conteúdos do 4o ano – os mesmo do 3o mais as fases da Lua.
É assim que eu tento interligar tudo no que, tantas vezes, parece impossível de dar. Um grupo de 4 anos de escolaridade significa estar sempre a rodar dum lado para o outro, sempre a explicar, sempre a orientar, sempre a ajudar aqueles que precisam. E são momentos assim que unem a turma, por isso, no nosso caso, estes momentos são muito importantes.
Cartões da Katherine do blog I believe in Montessori.
Entretanto, plantamos as plantas da época:
Este projeto foi iniciado ano passado, e conseguimos mantê-lo graças a uma mãe e mais dois elementos da comunidade que nos envolve. Estas senhoras têm sido fantásticas para a escola e têm permitido às crianças vivências muito concretas e importantes para a sua formação e que combinam perfeitamente com o modo montessoriano que procuro dar à nossa escola. Aproveitem sempre as pessoas que estiverem disponíveis à vossa volta. E não liguem a outras vozes que possam surgir contra. Estes projetos são de grande valor e aproximam as pessoas e as crianças, alimentando uma maior empatia e segurança nas mesmas, além de todas as aprendizagens que daqui advém!
Daqui os pequenos estão a aprender quais as plantas a cultivar em cada estação, como cuidar delas, além de estarmos a fazer registos periódicos do seu crescimento, do períodos de vida de cada uma, além de provarmos os seus produtos. Calculamos áreas e perímetros dos espaços que estamos a criar para a nossa horta, procuramos as melhores soluções. E aprendemos ao ar livre. <3
Entretanto, dentro da sala de aula: