1a Grande História – A formação da Terra 💥💥🌞🌛🌍🔥🌊🌬️

Ao fim da adaptação à nova realidade educativa que é dar aulas em tempos de COVID19 e sentindo uma necessidade enorme por parte dos meus alunos de irem mais longe nas suas aprendizagens, senti-me finalmente preparada para apresentar a 1.ª Grande História Montessori, mais conhecida pelo nome “Deus sem mãos”, mas que numa perspetiva laica pode-se chamar Formação da Terra.

Esta história contempla a Formação da Terra desde o seu início: do Big Bang, passando pelas estrelas, galáxias, as “regras” dadas aos elementos pela Mãe Natureza para se agruparem segundo as suas propriedades, Sólido, Líquido e Gasoso… A meu ver, é uma história linda e que acrescenta imensa curiosidade sobre tantos assuntos, que os pequenos agora nem sabem o que escolher primeiro!!!

E como reagiram os alunos?
Sinceramente… ADORARAM!!! Lol!! Ano passado já tinha dado uma espécie de introdução aqui, mas este ano, mais uma vez pude constatar que crianças do 1.º ciclo ADORAM falar sobre o Universo, o Sol, o Sistema Solar, o Planeta Terra, e a perceção do tempo, da evolução, dos NÚMEROS ENOOORMES que se encontram nesta história, que dão um sentido ao estudo dos números a Matemática, que os ajudam a entender porque é que se aprendem este números em 1.º lugar! E as Leis da Natureza? Giríssimo vê-los a perceber o porquê das coisas!
Não vou dizer que todos estiveram entusiasmados em todo o percorrer desta história, mas foi lindo vê-los a interligar experiências que já tínhamos feito antes (sempre fizemos imensas experiências ao longo dos últimos 2 anos) com as novas aprendizagens. Também foi bom perceber que eles já aprenderam muito nos anos anteriores. Mas lindo foi vê-los imaginar a imensidão do Universo, das distâncias, de como se formou a Terra, a lava, os vulcões… 
Um truque: realmente contei a história de uma forma mais pessoal, usei os meus apontamentos para me orientar no seguimento da mesma, mas tentei contá-la de cor e gerindo mediante as expressões dos meus alunos: quando via mais fascínio, alimentava com mais exemplos ou com mais pormenores. Quando via menos interesse, avançava essa parte mais depressa! Ajuda muito conhecer a base da história de cor!
E sim, eles realmente gostaram e vamos continuar! Porque, claro, a dada altura foi impossível não sair-lhes a pergunta: “Professora, mas então como surgiu a Vida???” 🙂
Os materiais das experiências ficaram expostos assim:
A ideia é que eles, em tempos disponíveis para o efeito, levem os materiais que necessitem para uma experiência num dos pequenos tabuleiros e depois lavem os materiais depois do uso. 
E a Segurança está assegurada: antes de usar qualquer material, eles lavam as mãos. Tiram apenas os materiais necessários que vêm explícitos nuns cartões com experiências que lhes darei mediante qual a experiência que querem fazer. Fazem na sua mesa individual e depois lavam-nos na banca. E assim ficam prontos a utilizar pelos outros. Claro que têm de ser poucos (neste caso tenho 2 tabuleiros disponíveis) de cada vez.
Os outros ficam a fazer investigações para fazerem os seus Trabalhos de Projeto. Estando no 3.º e 4.º anos, estão mais autónomos e o interesse por livros foi sempre muito estimulado (eles sempre levaram livros semanalmente para casa para lerem, e sempre tivemos livros na sala de aula e tempo para ler um pouco). 
Cada aluno tem uma mesa de apoio onde tem apenas os livros que podem ser manuseados por eles. Nas estantes, com menos materiais disponíveis que no passado, é verdade, eles usam os que lhes atraem e levam para a sua mesa de apoio e só eles os utilizam durante uma semana. Ao fim da semana, são desinfetados e levados de volta para a estante para estarem disponíveis para outros. No entanto, todos os dias as mesas são pulverizadas com um produto desinfetante. É assim que estamos a fazer. Ajuda termos uma turma pequena. Todas as escolas, neste cenário de Pandemia, deveriam ter turmas pequenas assim. Tenho muita noção da sorte que temos e sou muito grata por isso. Lutei para que houvesse divisão de turmas em todo o país, assinei petições, divulguei no Facebook… 
Desejo o melhor para todas as crianças e seus professores deste país, e do mundo… Muita força para todos! Nunca foi tão importante dar voz às crianças como agora.
Por aqui, estamos ainda a dar mais aulas no exterior e estamos com um Projeto de Turma com o objetivo de melhorar o espaço exterior. Em pouco tempo conseguimos esta maravilhosa prenda dum avô – troncos de sobreiro! Eles adoram saltar aqui! E também aprendemos. 
Um quadro dos chineses ajuda a trabalhar no que poderá ser preciso.
2.ª Grande História, aqui vamos nós, e vamos ver se dá para fazer cá fora 🙂 <3

Leave a Comment