Os livros da Escuela Viva

Numa necessidade de atualização, e aproveitando a disponibilização em versão digital por um preço algo simpático, comprei estas 4 pérolas da Escuela Viva. Já tinha estes daqui e sempre os achei úteis e simples.

Agora fiquei fã destes.
Vamos por partes:
Primeiro li o de Ciências. Para mim a área Montessori mais intuitiva, nunca senti necessidade de ler um livro sobre o assunto. No entanto, este livro tem óptimas ideias para trabalhar e complementar os belíssimos materiais Montessori de Ciências. Recomendo.

Além disso, embora com foco nas idades de 3 a 6, tem muitas orientações e ideias que encaixam muito bem com o programa curricular do 1o e 2o anos do 1.o ciclo, indo até um pouco mais além – bom para ir de encontro com interesses e projetos dos miúdos.

Depois li o “Quando los niños empiezam después de los 6”.
E que grande livro! Muito interessante para quem pretenda aplicar Montessori no 1.º Ciclo. As autoras falam da sua experiência com crianças que vêm de escolas que não as compreendiam. Falam da sua adaptação e a melhor forma que elas (as crianças) encontraram de se libertarem dos seus medos, e do quanto o Ambiente Montessori é perfeito para isso. 
Falam, obviamente, de crianças que não vêm duma escola Montessori do Pré-escolar, mas como os materiais podem ajudá-los, estimulá-los e libertá-los. Mesmo já não se encontrando no período sensível para certas aprendizagens.
Não consegui deixar de fazer um paralelismo entre o que vem neste livro e a minha própria experiência ao aplicar Montessori no 1.º ciclo: sim, o Ambiente Preparado faz toda a diferença. Sim, o respeito pela criança, o seu tempo e os seus interesses fazem toda a diferença. Sim, Montessori contribui imenso para o equilíbrio e saúde física e mental. E sim, Montessori torna-se um método perfeito para TODAS as crianças. Quem me dera poder usá-lo a 100%!

O livro seguinte que li foi o da Educação Cósmica – As Grandes Histórias. Muito importante para quem está a trabalhar as Grandes Histórias, que é o meu caso. O livro tem de interessante o facto de estar cientificamente correto e atualizado, algo que as Grandes Histórias Montessori não estão.

Como pessoalmente gosto da estrutura e da magia das  Grandes Histórias,
 tenho feito uma compilação entre elas e a informação atualizada deste livro, e estou a gostar do resultado.
Além disso, dá sugestões de impressão e/ou demonstração de imagens específicas da Internet que acrescentam muito valor à transmissão das Histórias!
Só lhes faltava incluir todas as linhas de tempo de todas as Histórias e estaria perfeito!

O livro da Matemática 6 – 12 vai no seguimento do livro de Matemática 3 – 6. Reconheço neste livro vários conteúdos trabalhados no nosso Programa Curricular do 1.o ciclo, sendo que, ao bom estilo montessoriano, trabalha com abstrações materializadas. Usando o material, a criança compreende o porquê das matemáticas. A Matemática não vem do nada, mas de necessidades humanas de encontrar soluções para problemas que foram surgindo na sua evolução. Com estes materiais belissimamente desenhados e estruturados por Maria Montessori, eles compreendem o porquê das coisas e, ao mesmo tempo, aprendem com diferentes materiais que permitem encontrar aquele que é mais adequado a cada criança tendo em conta as diferentes inteligências.

Todos estes livros têm sido uma boa base de aprendizagem. Não substituem, de todo, a leitura das obras maravilhosas escritas por Maria Montessori. Mas dão uma boa ajuda para levar Montessori mais além, chegando, se possível, a mais e mais crianças, objetivo máximo da própria Montessori. Avancemos <3

Leave a Comment