A Paz – Imprimíveis, recursos, ideias.

Não acredito que o mundo está em guerra outra vez. Não acredito que repetimos o pior do ser humano na História outra vez. Não acredito que não conseguimos ser melhores outra vez. 

Uma Pandemia, e agora uma Guerra…

A PAZ É URGENTE!

Todos nós sabemos isso, e no entanto, continuamos a repetir os mesmos erros de sempre. 

Maria Montessori viveu 2 Guerras Mundiais, outras intermédias, por isso ela, mais que ninguém, sabia o que queria fazer com a criação de uma Nova Educação. Ela e todos os criadores da Escola Moderna (Pestalozzi, Piaget, Vygostky, Freinet, Steiner, Malaguzzi…), uma escola que valoriza a criança, que vê a criança como a construtora de um Mundo Novo, mais justo, em Paz. Em Portugal, o Movimento da Escola Moderna tem, de forma coerente, reflexiva e construtiva, aplicado os grandes princípios da Escola Moderna e seus pensadores, assim como a Escola da Ponte e os novos projetos inovadores que vão aparecendo, aos poucos, por todo o país. 

A Paz é urgente. Mais do que sequer imaginávamos há poucos dias atrás. ENTÃO, A EDUCAÇÃO PARA A PAZ É TAMBÉM URGENTE.

Como fazer: não é de um dia para o outro, mas é uma construção ao longo dos dias. Em vez de prémios, castigos e punições, é importante observar a criança, criar conexões emocionais com carinho, compreensão, respeito. Criar um momento diário para a PAZ. (O nosso é diário, 15 minutos, chama-se TEMPO DA CALMA e foi-me apresentado pelo projeto Pequeno Buda, quando ainda estava no Alentejo – não vos sei dizer quantos milagres este projeto já fez por mim e pelos meus alunos 🕊️🕊️🕊️❤️❤️❤️🙏🙏🙏)

Trabalhar a Paz todos os dias, no 1.o Ciclo é, e provavelmente acima de tudo, trabalhar as emoções, a construção da moral das crianças, respeitar as suas verdadeiras curiosidades e respeitar a fase de neurodesenvolvimento em que a mesma se encontra. Não há outra forma. Conteúdos programáticos podem ajudar, mas não deveriam ser o essencial. O essencial é a formação do ser, a formação do seu carácter. (e desculpem-me quem não concordar, mas é o que estes anos todos me fazem ver e aprender, na realidade e não num escritório)

Aqui vão alguns recursos que encontrei pela Internet. Claro que eles apenas não fazem muito, a construção tem de ser no todo, em todos os momentos. ❤️

Um Carácter Pacífico – Montessori Print Shop

Tiras de cortar e colar – Como me posso acalmar – Living Montessori Now

Desenho para Colorir da Pomba da Paz

(Lista em Construção)

Leave a Comment